Estados e Capitais do Brasil em Ordem Alfabetica Lista (Mapa)

By | February 18, 2018

Quantos estados tem no brasil? A República Federativa do Brasil é uma união de 27 Unidades Federativas (Português: Unidades Federativas, UF): 26 estados (estados) e um distrito federal (distrito federal), onde está localizada a capital federal, Brasília.

Os estados geralmente são baseados em fronteiras históricas e convencionais que se desenvolveram ao longo do tempo. Capitais dos estados brasileiros!!!

O Distrito Federal não é um estado, mas compartilha algumas características de um estado, bem como alguns de um município.

Estados e Capitais do Brasil em Ordem Alfabetica

 

Quantos estados tem no brasil

História do Brasil

Os estados atuais do Brasil rastreiam sua história diretamente às capitanias estabelecidas por Portugal seguindo o Tratado de Tordesillas que dividiu parte da América do Sul entre Portugal e Espanha.

mapa_do_brasil Estados e Capitais Ordem Alfabetica imagens

As primeiras divisões administrativas do Brasil foram as capitanias hereditárias (capitanias hereditárias), extensões de terra concedidas pela Coroa portuguesa a nobres ou comerciantes com uma carta patente para colonizar a terra. Como mostra o mapa, essas divisões geralmente seguiram linhas de latitude.

 

Quantos estados tem no brasil

 

Cada um dos detentores dessas capitanias foi designado como um capitão donatário (capitão donatário). Essas capitanias deveriam ser transmitidas de pai para filho, mas a Coroa mantinha o poder de revogá-las, o que o Rei realmente fez no século 16 [discutido – discutir].

 

Em 1549, a Coroa portuguesa nomeou Tomé de Sousa como o primeiro governador-geral do vasto domínio português na América do Sul. Este domínio geral tornou-se conhecido como o Estado do Brasil (Estado do Brasil). Em vários períodos de história, a metade norte do domínio foi separada do Estado do Brasil, tornando-se uma entidade separada conhecida como

 

Estado do Maranhão (note que o Maranhão já se referiu não apenas ao atual Maranhão, mas sim a toda a região amazônica, o nome marã-nã na antiga língua Tupi significa “rio largo”, ou seja, o rio Amazonas).
Quantos estados tem no brasil

Após a União Ibérica (1580-1640), o território dos domínios coloniais portugueses na América do Sul foi mais do que duplicado, e a terra foi dividida em capitanias hereditárias e reais, sendo este último governado diretamente pela Coroa. Ao contrário da América espanhola,

 

todo o território permaneceu unido sob um único governador geral (com o título permanente de vice-rei depois de 1720), com sede em Salvador (depois de 1763, no Rio de Janeiro). Este arranjo mais tarde ajudou a manter o Brasil como um Estado-nação unificado, evitando fragmentação semelhante à dos dominios espanhóis.
capitais do mundo

Em 1759, a herdabilidade das capitanias foi totalmente abolida pelo governo do marquês de Pombal, com todos os capitães se tornando nomeados pela Coroa. As capitanias foram oficialmente renomeadas “províncias” em 28 de fevereiro de 1821.

Com a independência, em 1822, as antigas capitanias se tornaram províncias do Império do Brasil. A maioria dos limites internos foram mantidos inalterados do período colonial, geralmente seguindo características naturais, como rios e cumes das montanhas. Pequenas mudanças foram feitas para se adequar à política doméstica (como transferir o Triângulo Mineiro de Goiás para Minas Gerais,

 

dividir o Paraná e transferir a margem sul do rio São Francisco de Pernambuco para a Bahia), bem como adições resultantes da resolução diplomática de disputas territoriais até o final do século XIX (Amapá, Roraima, Palmas). Quando o Brasil se tornou uma república em 1889, todas as províncias se tornaram estados imediatamente.

capitais dos estados brasileiros

Em 1943, com a entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial, o regime de Vargas separou sete territórios estratégicos da fronteira do país para administrá-los diretamente: Amapá, Rio Branco, Acre, Guaporé, Ponta Porã, Iguaçu e o arquipélago de Fernando de Noronha. Após a guerra,

 

os primeiros quatro territórios tornaram-se estados, com Rio Branco e Guaporé sendo renomeados Roraima (1962) e Rondônia (1956), respectivamente, enquanto Ponta Porã e Iguaçu permaneceram como territórios.
siglas dos estados do brasil

 

Em 1960, o Distrito Federal, em forma quadrada, foi esculpido em Goiás em preparação para a nova capital, Brasília. O distrito federal anterior tornou-se Estado de Guanabara, mas em 1975 foi fundido com o Estado do Rio de Janeiro, mantendo seu nome e com o município do Rio de Janeiro como sua capital.

 

Em 1977, Mato Grosso foi dividido em dois estados. A área do norte manteve o nome de Mato Grosso, enquanto a área do sul tornou-se o estado de Mato Grosso do Sul, com Campo Grande como sua capital. O novo Mato Grosso do Sul incorporou o território de Ponta Porã e a parte norte de Iguaçu. O Iguaçu Central foi para o Paraná, e o sul do Iguaçu foi para Santa Catarina.

quantos municipios tem o brasil

Em 1988, a parte norte de Goiás tornou-se o estado do Tocantins, com Palmas como sua capital. Também o arquipélago Fernando de Noronha tornou-se parte de Pernambuco.

Governo brasil

O governo de cada estado do Brasil é dividido em ramos executivos, legislativos e judiciários.

O governo estadual constitui o poder executivo em cada um dos estados. É liderado por um governador de estado e também inclui um vice-governador, vários secretários de estado – cada um responsável por um determinado portfólio – e o procurador-geral do estado.

O poder legislativo estadual é a assembléia legislativa, um órgão unicameral composto de deputados estaduais.

estados e capitais do brasil em ordem alfabetica: O judiciário em cada um dos estados é constituído por um Tribunal de Justiça e os juízes da lei. Os juízes de direito constituem tribunais de primeira instância. O Tribunal de Justiça é o tribunal de segunda instância do Estado e é composto por juízes chamados desembargadores. mappa quantos estados tem no brasil

Leave a Reply